O chamado Missionário

Texto Jeremias 1.1-10

Quanto ao preâmbulo do chamado.
Geralmente quando pensamos na vocação ou chamado missionário de Deus, pensamos que é necessário um grande estrondo. Pensamos que Deus irá aparecer no céu com um grande despertador tocando e nos dizendo está na hora, vamos trabalhar por mim. Aguardamos experiências mirabolantes para termos certeza de que fomos chamados ou não. Porém, dentro da perspectiva de Deus, o chamado missionário, como o chamado regenerador, vem por meio da sua própria Palavra. Foi assim com os profetas, discípulos, apóstolos e com todos que ele chamou.

A – vem por meio da Palavra do SENHOR v.1-3
No período teofânico ele mesmo chamou por meio da sua palavra, audível e específica, à Noé, Abraão, Jacó, Moisés...; no período profético ele chamou por meio da sua palavra, recebida por sonho ou visões, a todos que foram usados por Ele, inclusive Jeremias (Jr 1.2,4); nos dias de Jesus o próprio Deus encarnado, o próprio Verbo (logos) chamou por meio de sua palavra, audível e irresistível, a todos os seus discípulos; e hoje, após o período revelacional Ele chama por meio da sua Palavra escrita a todos os que ele já regenerou, também por meio de pregação da sua Palavra (1Pe2.9). Na verdade, todos nós já fomos chamados para a obra missionária, pois, o chamado de Deus, também nessa premissa, é a aplicação da sua eleição.

B – é a aplicação da eleição divina v. 4-5a.
Isso fica claro no chamado de Jeremias quando Deus diz: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei,” . Deus não nos chama porque se afeiçoa com nossa personalidade e nossos atos, ou nosso perfil de liderança ou coisa do tipo como se dissesse: “Este rapaz ou esta moça é perfeita para a obra que quero realizar no Sudão...” Não! Ele em sua soberania e eternidade já havia determinado a minha e a vossa vocação.

C - visa um fim determinado (profeta às nações ) v. 5b
Mais uma vez, a vocação de Jeremias exemplifica, veja o final do verso 5: “e te constituí profetas às nações”. Antes de tudo, Deus já havia traçado e determinado a vocação de Jeremias e isso acontece com cada um de nós. Porém, apesar da determinação divina, eu em minha “livre agência”, sou responsável pela minha postura diante do chamado explícito da Palavra de Deus. Chamado para servir, para proclamar as virtudes daquele que me tirou das trevas e me trouxe para a luz. Logo, sou responsável pela minha resposta ao chamado de Deus.

Conclusão:
Fazemos parte de uma geração privilegiada, pois enquanto que em determinados momentos da história, Deus tinha pessoas específicas para realização da sua missão, em nossos tempos, todos somos sacerdotes, servindo ao Deus Santo, pelo novo caminho aberto pelo nosso Sumo sacerdote, Cristo Jesus. Hoje pesa sobre todos os crentes o chamado para sermos missionários, constituídos sobre as nações e sobre os reinos. Não existe justificativa ou explicação convincente, pois, Deus nos promete sua companhia constante, seu atuar protetor e libertador. Deus não nos chama para um missão inconseqüente, Ele tem tudo planejado e estará sempre ao nosso lado, para inclusive, nos auxiliar no cumprimento da missão determinada. Estejamos prontos para obedecer o que nos cabe na execução da missão. Sejamos missionários até o fim! Soli Deo Gloria.
Rev. Everton Matheus.

0 Response to "O chamado Missionário"

Parceiros