Janela 10/40

Sundanese

País de Origem: Java Ocidental Indonésia
Religião: Islamismo


“Creio que podemos conquistar os sundanese” disse Hamid um líder muçulmano do século 16. Ele estava certo. Missionários muçulmanos converteram muitos sundanese comunicando os ensinamentos do islamismo de modo culturalmente relevante. Hoje quase todos os sundanese são muçulmanos e estão entre os mais fervorosos da Indonésia. Menos de um décimo de um por cento são cristãos. Os 31 milhões de sundanese são considerados hoje um dos maiores grupos de povos não alcançados do mundo.
Os mercadores holandeses que foram à Indonésia diziam ser cristãos mas colocavam maior ênfase no comércio e nos lucros do que em compartilhar o Evangelho. Alguns chegavam a impedir o trabalho missionário a fim de preservar a paz e o comércio. O islamismo tornou-se ponto de partida enquanto os muçulmanos lutaram para se livrar da influência desses brancos provenientes de terras estrangeiras.
Missionários cristãos de tempos atrás trabalharam com fidelidade entre os sundaneses mas não prestaram atenção à sua cultura. Isso fez com que os sundaneses vissem o Evangelho como europeu e os convertidos ao cristianismo como pessoas que rejeitavam os costumes sundaneses.
Conquanto os sundanese sejam muçulmanos sua religião é temperada por rituais animistas budistas e hindus passados de uma geração a outra. Cerimônias especiais marcam o nascimento de um filho seus primeiros passos circuncisão casamento e sepultamento. Esses rituais falam também da vida do além. Os sundaneses respeitam os poderes dos mortos e prestam homenagens a espectadores invisíveis. Assombrados por espíritos das árvores ou dos túmulos apelam aos ancestrais por ajuda e intercessão nas horas de dificuldades..

Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face ó Senhor; glorificarão o teu nome. Salmo 86:9

  • Ore para que Deus quebre as correntes do islamismo sobre as mentes do povo e que mais líderes muçulmanos se submetam a Deus através de Seu filho Jesus.
  • Ore para que o Senhor da Ceifa envie mais ceifeiros para evangelizar e plantar igrejas de modo culturalmente sensível entre os sudanese.
  • Embora a Indonésia seja predominantemente muçulmana o governo protege oficialmente a liberdade religiosa. Ore para que as autoridades não cedam às pressões dos muçulmanos para impedir a propagação do Evangelho.
  • A Java ocidental tem grandes centros urbanos mas cerca de 80 por cento da população mora nos vilarejos. Ore pela rápida difusão do Evangelho nas áreas rurais.
  • Louve a Deus pelo testemunho de uma revista cristã entre os sundanese uma de poucas revistas de qualquer espécie disponíveis na língua sundanesa. Ore pela impressão e distribuição de mais Bíblias e outras literaturas cristãs nesta língua

0 Response to "Janela 10/40"

Parceiros